XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.3069-1


DT8: DT 8 - GP Semiótica da Comunicação

HIBRIDISMO, PÓS-MÍDIA E SUBJETIVIDADE

Guilherme Reolon de Oliveira (UFRGS)

Resumo

Da realidade, da observação empírica, vê-se um novo homem, advindo de uma imperatividade do hibridismo, de duplo sentido  ultraje ou mistura, que visa abolição da polarização e promove o relativismo em todos os meandros: uma provocação da mídia e do Mercado, da conjuntura político-econômica que, aos poucos, penetra no tecido cultural. Objetiva-se, neste estudo, fomentar a discussão da realidade social, em constante mutação, que apresenta características singulares. Pretende-se compreender como o híbrido é produzido, quais as suas características singulares, e sua implicações éticas, estéticas e subjetivas. Neste sentido, pode-se pensar nos seguintes termos: a ausência do Outro, a auto-referencialidade, o império da imagem e da tecnologia.


Palavras-chave:  hibridismo; subjetividade; mídia; ética; neoliberalismo