XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.3046-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

A AMAZÔNIA SOB O OLHAR DA MÍDIA

Ludmilla Clementino Araújo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Rebeca Loureiro Azêdo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo

O presente artigo teve como objetivo verificar como a mídia retrata a Amazônia em suas peculiaridades, a partir de um estudo exploratório e de campo. Optou-se neste trabalho pela mídia Tv visto que 66% das pessoas pesquisadas indicaram este meio de comunicação a principal forma de obter informações sobre a Amazônia. Os resultados teóricos e empíricos indicaram que a Tv tem evidenciado o Meio Ambiente, como aspecto de maior destaque, seguido da população indígena, cultura e industrialização. Evidencia-se neste estudo que é preciso repensar os aspectos que são ressaltados pela mídia, para que a sociedade nacional e internacional possa conhecer o que representa a Amazônia e seus povos da floresta.


Palavras-chave:  Amazônia, Mídia, Televisão
਍ഀ