XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.3089-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

MENOS PALAVRAS, MAIS IMAGENS. UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DA FORMATAÇÃO DE ANÚNCIOS IMPRESSOS PUBLICADOS ENTRE 1968 E 2008 ਍ഀ

Josmar Andrade (Fundação Instituto de Administração)

Resumo

O presente estudo descritivo, baseado em amostra probabilística de 800 anúncios publicados ao longo de 40 anos na revista Veja, buscou investigar a dinâmica de alocação de elementos verbais (número de palavras no título e texto) e de imagens (centimetragem alocadas a fotos, ilustrações e artes) em anúncios impressos. Seus resultados indicam um crescimento do número de palavras no título, mas também uma sensível redução do número de palavras no corpo do texto, enquanto que o espaço alocado a imagens vem apresentando uma tendência de crescimento ao longo das décadas. Estes achados servem para corroborar a sugestão de que rotas visuais venham sendo empregadas com maior ênfase pelos anunciantes ao longo do tempo.


Palavras-chave:  Comun. Integrada de Marketing, Propaganda, Anúncios Impressos
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