XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.3095-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

A HERANÇA DA RETOMADA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Raphael Scaramussa de Angeli (Universidade Federal do Espírito Santo); Carolina Ruas Palomares (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo

Na década de 90 o cinema brasileiro passou por diversas transformações em sua estrutura produtiva que obrigaram realizadores e indústria a buscar novas formas de financiamento para superar a crise. Com a chegada do modelo de leis de incentivo fiscal, institui-se o “cinema de retomada”, feito depois de um vácuo produtivo. Nos anos seguintes, a organização da indústria cinematográfica havia se modificado, assim como o relacionamento com o Estado, o público e com as demais mídias audiovisuais. Diante desse cenário ainda há espaço para embates políticos e tecnológicos que contribuíram para instituir uma nova forma de se pensar audiovisual.


Palavras-chave:  cinema brasileiro, mercado, indústria, retomada, Estado
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