XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.3101-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

SOBRE EFICÁCIA SIMBÓLICA E CONSUMO

Ana Carolina Barreto Balthazar (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo

O estudo propõe o uso do conceito de eficácia simbólica - utilizado pela antropologia para entender fenômenos como o xamanismo e a psicanálise presentes em diferentes sociedades - para ampliar a compreensão de determinadas características do fenômeno do consumo entre jovens mulheres de classe alta da Zona Sul do Rio de Janeiro. Tal investigação busca aprofundar a discussão sobre a satisfação ou prazer proporcionado por algumas atividades de compra, a medida que tenta conectar idéias antropológicas a alguns autores centrais dos estudos de consumo. Em função disso, aborda, em um plano mais amplo, a questão da construção da individualidade.


Palavras-chave:  consumo, eficácia simbólica, indivíduo
਍ഀ