XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-TV.3106-1


DT: DT 4 - Televisão e Vídeo

BIG BROTHER BRASIL: O ENCOBRIMENTO SEDUTOR DO REAL

Felipe da Silva Polydoro (Pontifícia Universidade Católica do RS)

Resumo

Este artigo analisa um dentre tantos produtos midiáticos contemporâneos que, primeiro, trafegam na fronteira entre a realidade e a ficção; segundo, revelam um interesse renovado sobre a antiga questão acerca dos fundamentos da realidade; e, finalmente, demonstram uma ânsia de se restabelecer um contato direto com o real. O objeto em questão é o reality show Big Brother Brasil, aqui analisado à luz da teoria de Jean Baudrillard, análise esta que revela um paradoxo entre, de um lado, a promessa de transparência e de um contato direto com a realidade vivida e, de outro, uma prática de ocultação sedutora do real.


Palavras-chave:  Hiper-realidade, Simulacro, Reality Show, Espetáculo, Comunicação
਍ഀ