XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT3.3132-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A CHARGE COMO ESTRATÉGIA COMUNICATIVA NO CONTEXTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

Daniel de Oliveira Figueiredo (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Com base nos pressupostos teóricos de Relações Públicas, particularmente no que se refere à política de comunicação, comunicação interna e persuasão, este trabalho tem como objetivo identificar o potencial persuasivo da linguagem chárgica, enquanto estratégia comunicativa, no contexto da política de comunicação da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT/SP), reconhecidamente uma organização de natureza classista, constituída nos princípios político-organizativos derivados do movimento conhecido por “novo sindicalismo”. As análises incidem sobre a produção chárgica਍ഀ contida no Jornal da CUT São Paulo na primeira metade da década de 1990, a partir de uma seleção de temas de relevância na conjuntura econômica e política da época.


Palavras-chave:  Relações Públicas, Política de Comunicação, Persuasão, CUT, Charge
਍ഀ