IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional A CHARGE COMO ESTRATÉGIA COMUNICATIVA NO CONTEXTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS Daniel de Oliveira Figueiredo (Universidade Estadual de Londrina)
ResumoCom base nos pressupostos teóricos de Relações Públicas, particularmente no que se refere à política de comunicação, comunicação interna e persuasão, este trabalho tem como objetivo identificar o potencial persuasivo da linguagem chárgica, enquanto estratégia comunicativa, no contexto da política de comunicação da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT/SP), reconhecidamente uma organização de natureza classista, constituída nos princípios político-organizativos derivados do movimento conhecido por “novo sindicalismo”. As análises incidem sobre a produção chárgicaഀ
contida no Jornal da CUT São Paulo na primeira metade da década de 1990, a partir de uma seleção de temas de relevância na conjuntura econômica e política da época. Palavras-chave: Relações Públicas, Política de Comunicação, Persuasão, CUT, Charge |