XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.3139-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – UMA LEITURA DESPRETENSIOSA SOBRE OS CONCEITOS DE AUTORIA, CONTROLE E COMUNIDADE A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITURA HIPERTEXTUAL E COLETIVA

Antonia Alves Pereira (Escola de Comunicações e Artes); Rodrigo Eduardo Botelho Francisco (Universidade de Sâo Paulo); Carlos Eduardo Lourenço (Universidade de São Paulo e Uninove)

Resumo

Na sociedade contemporânea, a potencialização do uso de novas ferramentas de comunicação e interação tem apresentado desafios para o entendimento das relações sociais. A experiência humana em novas comunidades de ensino e aprendizagem baseadas na utilização da rede mundial de computadores, por exemplo, pressupõe a reconfiguração dos papéis tradicionais de mestre e aprendiz e de autor e leitor. Nesse contexto, se por um lado as relações de poder e controle deixam de estar pautadas num centralismo e em modelos hierárquicos verticalizados; por outro, ganham novas formas de existência a ponto de se poder falar em sociedade de controle. Este trabalho se propõe discutir as temáticas autoria, controle e comunidades. Sua redação ocorreu a partir de um trabalho coletivo de revisão bibliográfica, redação e edição, experiência que foi muito interessante para o entendimento da temática proposta.਍ഀ


Palavras-chave:  Autoria, Poder, Comunidades, Tecnologias de Informação e Co, TICs
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