XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.3152-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

ARTES, COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA: NOTAS SOBRE ENUNCIAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE

Elisa de Souza Martinez (Universidade de Brasília)

Resumo

A exposição de arte em espaços museológicos é um texto heterogêneo, sincrético, cuja realização expressa valores institucionais. As marcas deixadas no discurso institucional, que se configura na expografia e na edição do texto que geralmente acompanha as publicações que registram a realização do evento, traduzem a voz de uma instância curatorial e determinam a apreensão do sentido do evento. Destacamos em nosso texto uma contraposição de opções discursivas, adotadas pelo Museu de Arte de São Paulo (Masp) e pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, na reorganização recente de suas respectivas coleções permanentes, bem como as implicações que os formatos adotados trazem para a interpretação de um conjunto de valores museológicos em relação à história da arte. Em nossa abordagem, destacamos os principais conceitos que têm norteado nossa pesquisa em Semiótica da Comunicação.


Palavras-chave:  heterogeneidade, situação museológica, processo comunicacional, sincretismo, ethos
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