XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.3153-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

O TEMPO DO NOVO NO ACONTECIMENTO JORNALÍSTICO

Ana Claudia Silva Mielki (Escola de Comunicações e Artes)

Resumo

O artigo busca identificar como o discurso jornalístico constrói o imaginário do novo nas matérias dos jornais A Gazeta e A Tribuna, de circulação regional no Estado do Espírito Santo. A metodologia inscreve-se nos limites da Análise do Discurso (AD) como método que permite interpelar o texto (do seu ponto de vista formal) e o contexto (ou as determinações e deslocamentos sócio-históricos presentes nas condições de produção do discurso). Em outras palavras, uma análise da língua fazendo sentido. O objetivo é entender como as marcas cronológicas do tempo na enunciação operam a construção do sentido daquilo que é tomado como “novo” a partir de um marco temporal no acontecimento discursivo jornalístico.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Jornalismo, Discurso, Novo, Tempo, Ideologia
਍ഀ