XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.3155-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

A VUVUZELA É A ÁFRICA: UM ESTUDO DE CASO DO SÍMBOLO DA COPA DO MUNDO 2010

Andressa dos Santos Pesce (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)

Resumo

Este texto se propõe a levantar alguns pontos para a discussão da identidade do povo africano e a imagem da África do Sul nos meios de comunicação. A realização da Copa do Mundo 2010 neste país o coloca em evidência na mídia em um momento histórico, de muita expectativa. Este trabalho pretende discutir a construção simbólica de práticas culturais sul-africanas e os reflexos da introdução de uma nova palavra nos meios de comunicação: a vuvuzela. Para isso, será realizada uma revisão dos Estudos Culturais, bem como bibliografia que discute questões como mitologia, simbologia, representação e estereótipo.


Palavras-chave:  cultura, comunicação, África, vuvuzela, Copa do Mundo 2010
਍ഀ