IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda MARKETING DE GUERRILHA E SUA RELAÇÃO COM O VALOR DA MARCA Davi de Castro Rocha (Universidade Federal do Ceará); Isaac Gurgel Jucá de Araújo (Universidade de Fortaleza)
ResumoConsiderando o marketing de guerrilha uma estratégia eficiente para se alcançar o consumidor em tempos de saturação da mídia tradicional e o valor da marca uma maneira eficaz de se aferir o desempenho das empresas, propõe-se o estudo da relação entre o marketing de guerrilha e o valor da marca. Utiliza-se a metodologia conclusiva quantitativa descritiva baseada na pesquisa Brandz como dados secundários. As 100 marcas mais valiosas do mundo foram divididas em dois grupos: empresas que realizaram ações de marketing de guerrilha e empresas que não realizaram. Em seguida, fez-se uma comparação estatística entre as amostras e descobriu-se que há 99% de chance de que exista uma relação significativa entre o investimento em marketing de guerrilha e o valor da marca. Conclui-se que o marketing de guerrilha é uma estratégia de comunicação eficaz e que está relacionada com o valor da marca. Palavras-chave: Marketing de guerrilha, Valor da marca, Brand equity |