XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-PE.3167-1


DT6: DT 6 – GP Produção Editorial

PRODUÇÃO DE EDITORAS GAÚCHAS E O MERCADO DO LIVRO DIGITAL

Marilia de Araujo Barcellos (Universiade do Vaqle do Rio dos Sinos)

Resumo

A produção editorial está permeada pela tecnologia característica deste início de século. Frente a mudanças e ajustes às ferramentas de publicação, o mercado demanda posturas inovadoras nas relações do campo editorial. Isso implica em capacitação dos profissionais, em investimentos e, por conseqüência, em novos rumos para a produção literária. Tal contexto leva a crer que o livro digital se constitui em uma das oportunidades para ampliar o acesso ao livro e à literatura. O presente texto disserta a respeito desse quadro constituído e elabora a reflexão sobre os desafios a serem desvendados ao longo do processo. Nesse sentido, são abordados tópicos como a linha editorial e as publicações disponíveis na produção de editoras sediadas em Porto Alegre, pertencentes ao Clube dos Editores do Rio Grande do Sul.


Palavras-chave:  produção editorial, livro digital, Clube dos Editores, literatura, pequenas e médias editoras
਍ഀ