XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.3195-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: COMPREENDENDO A INTERATIVIDADE POR MEIO DE NÍVEIS

Vanessa Matos dos Santos (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo

Em sendo um processo simultaneamente comunicativo e educativo, o debate sobre o desenvolvimento de uma interatividade pedagógica perpassa todo o tecido social do atual contexto da sociedade, e merece especial destaque por proporcionar autonomia aos Sujeitos envolvidos no processo. Superando a enfoque puramente técnico, este artigo trata a questão da tecnologia a partir de diferentes dimensões, mas principalmente como elemento capaz de potencializar o exercício da autonomia. Nosso objetivo é mostrar que a interatividade é um meio - e não apenas um fim - desde que compreendida numa dimensão maior: antes de um fenômeno tecnológico, trata-se de um nível alcançado num processo comunicativo com fins estritamente educacionais comprometidos com o exercício da autonomia dos Sujeitos.


Palavras-chave:  Novas Tecnologias, Interatividade Pedagógica, Autonomia
਍ഀ