XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.3197-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

INFOGRÁFICOS: UMA PROPOSTA CONTEMPORÂNEA PARA਍ഀ O JORNALISMO INFORMATIVO

Jean Patrick Joris (Unijuí); Vera Lucia Spacil Raddatz (Unijuí)

Resumo

O foco deste estudo são os infográficos da Revista Superinteressante, na perspectiva da sua utilização na prática do Jornalismo. Instaurada a pós-modernidade a partir de meados do século XIX, fruto de revoluções sociais e industriais, os valores culturais que norteavam o indivíduo foram desestruturados. Sua identidade, então, fragmentou-se. Isso se refletiu diretamente na comunicação e, assim, novas formas passaram a discutir as mensagens e transitar entre diferentes estilos para atingir os receptores. Aliados, tanto às práticas de comunicação como de design, os infográficos figuram como uma opção diferenciada, somando mensagens visuais e textuais em um único meio.


Palavras-chave:  cultura, pós-modernidade, jornalismo, infografia
਍ഀ