XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.3256-1


DT8: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA CONSOLIDAÇÃO DO CAMPO PÚBLICO DE TELEVISÃO NO BRASIL

Pedro Henrique Falco Ortiz (Faculdade Cásper Líbero)

Resumo

Existe Televisão Pública no Brasil? A pergunta pode ser respondida de várias formas, a depender do interlocutor e dos critérios que serão usados para considerar o que é uma TV Pública. Felizmente, não há um modelo definido. Nos Estados Unidos, na Europa, na América Latina há dezenas de modelos de televisões em operação, dentro do que se convencionou chamar de campo público da comunicação. No Brasil, podemos dizer que um sistema de TV Pública está em construção, depois de quase quatro décadas de criação das primeiras televisões educativas-estatais e de sessenta anos da implantação da televisão comercial, privada. Que desafios se colocam para a efetiva implantação de um sistema de televisão pública em nosso país? Com qual modelo de gestão, financiamento, configuração jurídico-institucional e participação da sociedade na programação criaremos e consolidaremos a TV Pública?


Palavras-chave:  Comunicação Pública, Televisão Pública, Políticas Públicas, Campo Público de Televisão, TV Digital
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