XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-FS.3315-1


DT4: DT 4 - GP Ficção Seriada

TELEFICÇÃO, SISTEMA DE MODA E MEDIAÇÕES: ELEMENTOS PARA਍ഀ UMA NOVA TEORIA DO CONSUMO਍ഀ

Maria Isabel Orofino (Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM)

Resumo

Este artigo traz uma reflexão a respeito da emergência de novas teorizações sobre práticas de consumo material e simbólico nas sociedades contemporâneas. As considerações teóricas buscam evidências empíricas a partir da observação de textualidades de telenovelas e seriados brasileiros, cujo recorte focaliza a produção da Rede Globo. A partir destes aportes constrói-se uma discussão sobre as transformações do sistema de moda no Brasil, sobretudo a partir das duas últimas décadas quando se verifica um maior investimento em questões de autoria e criação de uma moda brasileira e verifica-se como isto repercute na teleficção


Palavras-chave:  consumo, sistema de moda, ficção seriada, mediações
਍ഀ