DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação POPULAR OU POPULARESCO? A ESTRATÉGIA DO SBT PARA O JORNALISMO LOCAL. UMA ANÁLISE DOS TELEJORNAIS SBT RIO E SBT RIO GRANDE. Rafael Orazem Casé (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
ResumoO SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) vem adotando uma linha editorial padrão para seus telejornais locais, baseada, principalmente, no noticiário policial e de cunho “denuncista”. A alteração do formato tem como principal objetivo a briga por audiência com a Rede Record, que veicula o telejornal Balanço Geral em 20 estados e no Distrito Federal. Seguindo esta linha do jornalismo dito popular, o SBT alterou seus telejornais locais, optando por um formato similar ao da concorrente, inclusive com a contratação de apresentadores com o mesmo estilo. Este artigo pretende analisar essas mudanças em dois telejornais específicos: o SBT Rio e o SBT Rio Grande; suas trajetórias, a ruptura com o antigo formato e a reação da audiência. Palavras-chave: Violência, Imprensa, Telejornalismo, Cidade |