Área: DT 8 - Folkcomunicação A NOVA ABRANGÊNCIA DA FOLKCOMUNICAÇÃO EM BEZERROS: CONSIDERAÇÕES EM TORNO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NA FOLIA DO PAPANGU Eliana Maria de Queiroz Ramos (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
ResumoNeste artigo as estratégias de comunicação da Folia do Papangu em Bezerros (PE) no contexto folkcomunicacional foram alvo de estudo de caso centrado na Associação de Artesãos de Bezerros. Para mapear a nova abrangência da Folkcomunicação em Bezerros, trabalhamos com entrevistas semi-estruturadas, observações sistematizadas, pesquisa exploratória, bibliográfica e diálogo entre teoria e objeto de investigação. Inferimos que as estratégias de comunicação cumpriram bem o seu papel de mobilização social, extrapolando a esfera local numa espécie de mediação simbólica como agente retroalimentador do agendamento midiático, do turismo e do folkmarketing. Palavras-chave: Papangu, Folkcomunicação, Estratégias de Comunicação, Folkmarketing, Turismo |