IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais RELAÇÕES ENTRE MÍDIA E RELIGIÃO: AS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DO MOVIMENTO NEOPENTECOSTAL Alan Soares Bezerra (Universidade Estadual da Paraíba)
ResumoNo tempo presente, faz-se vital para a existência de grandes ministérios e igrejas estratégias de divulgação de suas atividades no meio social, fato que pode agregar aos templos uma ideia de organização eficiente e a atração de novos adeptos. Tal contexto notabiliza a interface comunicação e religiosidade, sobretudo quando se destaca a tática do G-12, que, associada à mídia, visa construir um mecanismo de restauração da fé no século XXI. Assim, a visão celular no G-12, uma das articuladoras do movimento neopentecostal em muitas Igrejas brasileiras, surgiu para promover uma evangelização efetiva. A comunicação desses preceitos gerou um “up” nas Igrejas, suscitando a problemática deste artigo, que busca compreender a relação entre mídia e campo religioso no país, adotando como aporte teórico fundamental obras de Bourdieu (2007) e Martino (2005). Palavras-chave: Mídia, Religião, G12, Movimento neopentecostal |