Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.25-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

AS INTERAÇÕES DA APPLE PELOS GEEKS DE THE BIG BANG THEORY: UMA ANÁLISE DO PRODUCT PLACEMENT DA MARCA

Rafael Jose Bona (Universidade de Blumenau)

Resumo

A tradicional indústria publicitária audiovisual vem perdendo forças e precisando inovar na maneira de comunicar-se com público que está cada vez mais apto a “escapar” dos intervalos comerciais devido a interação do consumidor com os meios de comunicação e as diferentes plataformas midiáticas. Uma das alternativas das marcas e redes de TV, mediante a estas mudanças, vem sendo a utilização de Product Placement em suas estratégias de comunicação. Nesta pesquisa analisou-se a maneira como a marca Apple intermediou sua imagem dentro da sitcom The Big Bang Theory . Considera-se que a Apple procurou durante todos os episódios ligar sua imagem às personagens, que estão incluídas num dos estilos de vida mais populares do momento: o geek. Presente em uma sitcom que trabalha em diversas plataformas midiáticas, a Apple conseguiu, por meio disso grande visibilidade e interação na narrativa.


Palavras-chave:  Imagem de Marca, Publicidade e Propaganda, Product Placement, Apple