Intercom 2011
ResumoID:DT4-TV.30-1


Área: DT 4 - Televisão e Vídeo

A TV DIGITAL INTERATIVA TERRESTRE E O PÚBLICO BRASILEIRO: REFLEXÕES PELA MANUTENÇÃO DE UMA RELAÇÃO DE AFETO

Carlos Eduardo Marquioni (UTP - Universidade Tuiuti do Paraná)

Resumo

Ao mesmo tempo em que os recursos de interatividade da TV digital terrestre do Brasil podem promover inclusão digital, eles também tendem a provocar variações na experiência de assistir televisão. Considerando a hipótese que o afeto desenvolvido pelo público em relação à TV pode ser justificado pelo caráter oral do brasileiro, e a partir do fato que a realização de interações mais sofisticadas requer algum letramento por alfabetização, o artigo apresenta (i) reflexões relacionadas ao risco de afastamento de parcela significativa do público brasileiro de televisão (que possui limitações de alfabetização) com a chegada da interatividade e (ii) uma sugestão inicial de abordagem que pode aproximar esse público potencialmente excluído pela necessidade de alfabetização dos recursos de interatividade da nova TV.


Palavras-chave:  TV digital interativa, letramento, oralidade, performance, inclusão digital