Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT6.31-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

INDÍCIOS DE IDEOLOGIAS POLÍTICAS NA MÍDIA IMPRESSA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO JORNAL DA PARAÍBA E CORREIO DA PARAÍBA

Alidiane C. de Sousa (Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

Nas reportagens dos jornais diários pode haver sugestões, através dos discursos disseminados no cotidiano, pela aceitação de partido A ou B, fato que pode influenciar o leitor para “simpatizar” com personagens da cena pública ou com uma determinada corrente política. Partindo da premissa de que estas estratégias de convencimento são cada vez mais corriqueiras, nos detemos a analisar o Jornal da Paraíba e o Correio da Paraíba, tendo em vista os seus prováveis vínculos a partidos políticos no estado. Para viabilizar essa intenção, contextualizamos as concepções de discurso e política, com a finalidade de ampliar a compreensão sobre tal temática no universo da mídia impressa.


Palavras-chave:  Formações ideológicas, Discurso, Mídia impressa