IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação MITOS E REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS: PROCESSOS DE ESTRUTURAÇÃO PSICOSSEMIÓTICA DAS NOTÍCIAS E IMAGINÁRIOS URBANOS Thales Henrique Nunes Pimenta (Universidade Veiga de Almeida); Vania Oliveira Fortuna (Universidade Veiga de Almeida)
ResumoComo as representações midiáticas nos apresentam seguranças e ameaças que recriam, dicotomizam ou multiplicam as nossas cidades? Qual é a natureza subjetiva das narrativas jornalísticas que dialogam com os nossos imaginários sociais? Por intermédio da presente revisão metodológica e bibliográfica, propomos percursos teóricos possíveis para o estudo conjuncional das representações midiáticas – que parecem ser estruturadas e interligadas por meio de seus processos psicossemióticos e interdiscursivos, constituir mitos, corresponder a imaginários coletivos e, por consequência, orientar os olhares que os homens modernos lançam aos seus espaços urbanos. Palavras-chave: imaginários urbanos, mitos, representações midiáticas |