Intercom 2011
ResumoID:DT6-PE.41-1


Área: DT 6 – GP Produção Editorial

THE BOOK IS ON THE TABLET: VISADAS NO DISCURSO SOBRE O LIVRO DIGITAL NA IMPRENSA

Ana Elisa Ferreira Ribeiro (Centro Federal de Educação Tecnológica de MG)

Resumo

Enquanto algumas discussões sobre o livro apontam uma concorrência entre dispositivos tecnológicos, inclusive indicando o “fim” de uns aparatos para ceder espaço a outros; um debate de tendência menos polarizada tende a compreender as mídias como um sistema, o que implica uma reconfiguração do cenário dos dispositivos tecnológicos, inclusive do livro e de seus displays. Neste trabalho, analisa-se o discurso subjacente a notícias publicadas na imprensa (principalmente Folha de S.Paulo, on e off-line) sobre e-books, verificando-se uma visada de captação ligada ao discurso da nova tecnologia em tensão com outro discurso, menos explícito: o de que livro é bom mesmo no papel. Chega-se à conclusão de que a imprensa escrita ainda se vale do discurso de que o livro impresso goza de mais valor simbólico em nosso sistema de mídia.


Palavras-chave:  Livro, e-book, produção editorial, produção de livros