Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT2.43-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

BARBIE: A IMAGEM REFLETIDA NO COMPORTAMENTO FEMININO INFANTIL

Karla Regina de Macêdo Santos (Escola Superior de Relações públicas)

Resumo

O estudo proposto visa refletir a influência da imagem da boneca Barbie enfatizando os padrões estéticos, uma posição social e de status percebida através da propaganda quando a mesma incita o consumo de um estilo de vida que é “tudo que você quer ser”. O corpus de pesquisa, portanto, é trabalhado na linha de mídia, linguagem e consumo, tendo como respaldo autores que trabalham o discurso da mídia, ressaltando a linguagem não verbal da imagem e o consumo instigados pelos meios de comunicação. A imagem da Barbie no público feminino infantil influencia indiretamente a serem magras, belas, uma vida de glamour semelhante ao da boneca. Contudo, percebemos que fatores responsáveis pela propaganda referentes à boneca, geram desejo a este público ao consumo não apenas do produto em si, mas o que a figura proporciona.


Palavras-chave:  Barbie, imagem, mídia, consumo