Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT6.77-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

DESIGN DE LIVROS INFANTIS: A INFLUÊNCIA IMAGÉTICA NA FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES – UM ESTUDO DE CASO SOBRE "O PEQUENO PRÍNCIPE"

Carolina Souza de Almeida (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Este trabalho analisa a importância do design de livros para a formação de novos leitores, partindo da hipótese inicial de que o projeto gráfico e as características imagéticas dos livros possuem um papel fundamental no processo de leitura, principalmente durante a infância. Com o objetivo de desconstruir a ideia de que o único fator importante em um livro é o seu texto, é mostrado como os diversos elementos que compõem seu projeto gráfico podem influenciar a maneira das pessoas lerem as narrativas e de interpretarem a parte visual dos livros. Como objeto de estudo, são analisadas quatro edições diferenciadas de um título emblemático da literatura infanto-juvenil: "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry.


Palavras-chave:  Design de livros, Literatura infanto-juvenil, Formação de leitores