Intercom 2011
ResumoID:DT4-FS.90-1


DT4: DT 4 - GP Ficção Seriada

DESVELANDO A TRAMA DAS CONVERSAÇÕES: FERRAMENTAS PARA MONITORAR O CONTEÚDO GERADO POR FÃS DE TELENOVELA NAS REDES SOCIAIS - TWITTER, YOUTUBE E FACEBOOK.

Claudia Pontes Freire (Universidade de São Paulo - ECA)

Resumo

O uso e a convergência de métodos e técnicas de coletas de dados da pesquisa em comunicação para o monitoramento de conteúdo gerado por fãs de telenovela nas redes sociais. Metodologia: abordagem qualitativa em amostra intencional de ferramentas para o monitoramento no Twitter, Facebook e YouTube. Os resultados apontam para limitações de uso de cada uma das ferramentas, a saber: Research.ly, Tweetstats para pesquisa no Twitter; Booshaka e Scup para pesquisa no Facebook e YouTube, indicando que ao mesmo tempo em que a pesquisa qualitativa é privilegiada através do uso de técnica como etnográficas; as ferramentas de monitoramento privilegiam o desenvolvimento de uma abordagem quantitativa que aliada à técnica de análise de conteúdo para a classificação do material coletado na internet, facilita a interpretação por parte dos pesquisadores.


Palavras-chave:  telenovela, metodologia em comunicação, monitoramento, redes sociais