Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT1.149-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

ANÁLISE DA “REVISTA RECREIO” – COMO O VEÍCULO INFLUENCIA O CONSUMISMO NOS LEITORES

Jarassaí Zamonari (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Mariana Cruz da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar como a Revista Recreio, da Editora Abril, incentiva o consumo nas crianças, tendo por base a revisão bibliográfica sobre: a infância, a publicidade e a função o jornalismo. Sendo este produto voltado para um público de 6 a 11 anos, de classes A e B, que está em processo de formação e amadurecimento, incapaz de identificar e diferenciar o que é informação do que é promoção do produto implícita no texto, torna-se relevante a verificação da hipótese de que a revista insere produtos comerciais em suas matérias, e incentiva, desta forma, o consumo na infância. Embora oficialmente a empresa afirme que são adotadas todas as condutas éticas e todos os cuidados necessários para evitar o consumismo no público-alvo, a análise do produto prova o contrário.


Palavras-chave:  Consumismo, Publicidade, Infancia, Revista Recreio