IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual TELENOVELA, COTIDIANO E SOCIEDADE: POR QUE ODETE ROITMAN PAROU O BRASIL? João da Rocha Dantas Neto (Universidade Estadual da Paraíba)
ResumoEste artigo parte do pressuposto de que as telenovelas se configuram como um eficiente mecanismo de apreensão do real. Para tecer tal raciocínio, expõe um breve relato histórico sobre o surgimento da indústria televisiva no país. Destaca a crescente interação das telenovelas com as demandas da dinâmica cultural, sobretudo em razão do forte apelo popular das produções desse gênero. Ilustra a discussão, através da trama global Vale Tudo, considerada um fenômeno de audiência, utilizando como aportes teóricos os trabalhos de Barbero (1999), Certeau (1999), Lopes (1999), Sodré (1977), entre outros. As categorias cotidianidade e mediação, em seus desdobramentos de usos, consumos e práticas, iluminam a perspectiva teórico-metodológica adotada. Palavras-chave: Telenovela, sociedade, mediação, Vale Tudo |