Intercom 2011
ResumoID:DT6-PE.176-1


Área: DT 6 – GP Produção Editorial

A IDADE DE OURO DOS QUADRINHOS NO BRASIL - ENTRETENIMENTO, PROPAGANDA, IDEOLOGIA E CIVISMO DURANTE A II GM

Athos Eichler Cardoso (Universidade de Brasilia)

Resumo

Este trabalho analisa as edições trissemanais das revistas de histórias em quadrinhos seriadas no período de 1934-1945. Baseado no corpus do Suplemento Juvenil e outras revistas, estima-se que essa literatura de massa aqui superou a produção da França e Itália durante a II GM. Concluiu-se que as capas das revistas, muito além de cartazes publicitários do negócio das HQs, foram eficiente suporte iconográfico para: a propaganda do Estado Novo; o culto da personalidade de Vargas e suas políticas; a manutenção do passado histórico; a reação à agressão nazista; o reforço da identidade e da união nacional e o incentivo ao esforço de guerra que culminou com a participação efetiva de tropas expedicionárias do Exército e da FAB em operações de guerra na Itália.


Palavras-chave:  Quadrinhos, Produção Editorial, Editoração