Intercom 2011
ResumoID:DT6-CD.212-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação

A IMAGEM DO PROFESSOR NO RÁDIO: APROXIMAÇÕES, REPRESENTAÇÕES E MIRAGENS RECONSTITUÍDAS.

Ana Luisa Zaniboni Gomes (ECA/USP)

Resumo

Este artigo tem a proposta de identificar e refletir sobre como a imagem do professor aparece composta nos meios de comunicação de massa em nosso país, particularmente no rádio, e de que forma se dá a construção dessa representação. A pesquisa, vinculada aos estudos comunicacionais que reconhecem as construções discursivo-verbais como instâncias que evocam e constroem campos de sentidos, utilizou como corpus oito reportagens de cinco emissoras de porte sediadas em grandes municípios do centro-sul do Brasil e cujas pautas foram dedicadas à figura do professor. Dos assuntos ao redor dos quais os discursos jornalísticos da amostra se construíram, destacam-se as condições inadequadas de trabalho nas escolas, a baixa remuneração da profissão, a necessidade de mais qualificação e a desvalorização da carreira.


Palavras-chave:  Professor, Rádio, Discurso da mídia, Produção de sentido, Representação social no rádio