Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT8.216-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

CONSUMO EM ZAPPING: REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO NA CONTEMPORANEIDADE

Paula Lima Gomes (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Resumo

O artigo apresenta o conceito de consumo em zapping, baseado na lógica do descarte e da substituição e da problematização das suas dimensões social e subjetiva, que parecem ter provocado alterações definitivas nas relações de consumo e de produção. Denominadas aqui, como hiperconsumo e hiperprodução. Diante desse contexto, o zapping surge como um mecanismo para a manutenção do capitalismo, satisfazendo o próprio sistema, assim como o descarte constante, que mantém este ciclo, satisfaz o desejo por novidades dos consumidores contemporâneos. Lançando assim, as seguintes questões: o consumo em zapping é a lógica de consumo contemporâneo? E de que formas ele é formatado e formatador das atuais relações de consumo?


Palavras-chave:  consumo, capitalismo, novidade, contemporaneidade, zapping