Intercom 2011
ResumoID:DT6-CE.272-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO ILUSTRADA PELAS DIMENSÕES DA REPRESENTAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL: OS ANOS DE CHUMBO E A GLOBALIZAÇÃO

Rafael de Oliveira Lourenço (Cásper Líbero)

Resumo

O objetivo deste artigo é levantar algumas dimensões políticas do futebol e sua relação com a evolução da Sociedade do Espetáculo no Brasil. Atualmente, este esporte que já foi considerado ópio do povo e instrumento de alienação, tem sua dimensão principal na diplomacia e no comércio. O intuito aqui é acompanhar a mudança dessas dimensões, contrapondo dois momento distintos do país a partir de textos sobre a Copa de 1970, da cobertura feita pelo Jornal Nacional e Jornal da Record na Copa de 2010 e de reportagens sobre a seleção. A comparação sugere que a representação do futebol no Brasil lida largamente com instâncias políticas e econômicas e, enquanto aspecto da vida cultural e social do brasileiro, reflete vários dos elementos teorizados por Debord e evolui de acordo com as características da sociedade.


Palavras-chave:  Sociedade do Espetáculo, Futebol, Política, Comunicação