Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.275-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

MARCAS E PUBLICIDADE DE ALIMENTOS: VÍNCULOS DE SENTIDOS NO CONSUMO DA VIDA DOMÉSTICA E NOS AMBIENTES PÚBLICOS DE SÃO PAULO

Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon Sa (Universidade de São Paulo); Eneus Trindade (Universidade de São Paulo)

Resumo

Este texto constitui-se na síntese dos resultados da pesquisa A produção de sentido na recepção da publicidade e nas práticas de consumo de alimentos na cidade de São Paulo (financiada pelo CNPq). Os objetivos do trabalho foram verificar pelas práticas discursivas e culturais de três famílias paulistanas e pela fotoetonografia do consumo alimentar em ambientes públicos de São Paulo, a produção de sentido midiatizada sobre os consumos de marcas e publicidades de alimentos na vida cotidiana. Busca-se aqui confrontar tais discursos com as práticas sociais hegemônicas emanadas dos consumos alimentares das famílias e nos ambientes públicos investigados, como modo de compreender os vínculos de sentidos da recepção-consumo da atividade material em estudo, a alimentação.


Palavras-chave:  recepção, publicidade, marcas, prática de consumo, vínculo de consumo