Intercom 2011
ResumoID:DT6-CC.288-1


Área: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA AGROINDÚSTRIA NAS ONDAS DO RÁDIO: SEU PÚBLICO, SUAS POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES

Cristiane Hengler Corrêa Bernardo (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O presente texto efetua uma discussão sobre o uso do rádio como instrumento de divulgação de ações de responsabilidade socioambiental para as agroindústrias instaladas na região de Tupã, estado de São Paulo. Para essa análise faz um levantamento de um dos públicos da cadeia do agronegócio com o objetivo de encontrar as melhores soluções para trabalhar a gestão da comunicação diante da heterogeneidade dos públicos atendidos pelo setor. Pretende, com isso, oferecer elementos informativos para o aproveitamento do rádio em todas as suas possibilidades e potencialidades, visando uma comunicação mais eficiente entre a agroindústria e seus públicos. A justificativa do rádio como instrumento de divulgação dessas ações deve-se, principalmente, ao fato de ser esta a mídia mais acessível aos diferentes públicos atingidos pelo setor e pelo seu forte potencial voltado para ações educativas.


Palavras-chave:  Comunicação rural, responsabilidade socioambienta, desenvolvimento regional;, rádio educativo, gestão da comunicação