Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.291-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

FUTEBOL E A MARCA BRASIL: PAIXÃO NACIONAL, RECONHECIMENTO INTERNACIONAL.

Aryovaldo de Castro Azevedo Júnior (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Luís Roberto Rossi Del Carratore (Universidade federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

O presente artigo relaciona o binômio Futebol e Marca Brasil, enfatizando o modo pelo qual este esporte conseguiu se enraizar na cultura brasileira e, em seguida, levou consigo a identidade brasileira para o resto do mundo. Um breve histórico do esporte, relatando suas origens e sua chegada em território nacional, os fatores responsáveis por transformá-lo numa grande paixão nacional e tornar-se sinônimo da brasilidade, com enfoque na influência dos mass media na formação da opinião pública nacional. Posteriormente, uma digressão sobre como o futebol se tornou um grande negócio e sua utilização pelo marketing, concluindo com um breve estudo de caso sobre a marca Penalty que, valendo-se do conceito de brasilidade, busca seu reposicionamento no mercado.


Palavras-chave:  Futebol, Marca Brasil, Brasilidade, Marketing, Publicidade