Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT2.356-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

A VESTIMENTA INCORPORADA E O PROCESSO DE VISUALIDADE DA APARÊNCIA

Antonia Sabrina Bezerra da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo

Os meios comunicativos estão se tornando cada vez mais instrumentos que unem, mas ao mesmo tempo separam, os indivíduos e nos quais estamos inscritos concomitantemente nos papéis de sujeito e objeto. Dois dos principais elementos que referenciam o indivíduo da atualidade são o corpo, e o a vestimenta que o cobre. Estes, que operam como parte construtiva do eu social e da identidade de cada um, demonstram a variedade de faces que limitam o ser e o estar no mundo por meio de suas significações. Este trabalho procura responder através da pesquisa bibliográfica aos questionamentos que envolvem a relação entre o indivíduo e o elemento que o protege, separa e ao mesmo tempo une seu corpo ao mundo exterior, a vestimenta.


Palavras-chave:  vestimenta, corpo, aparência, identidade, comunicação