Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT6.419-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA EDUCOMUNICAÇÃO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM TERESINA

Jhusyenna Reis de Oliveira (Universidade Estadual do Piauí)

Resumo

Este trabalho investigou de que forma produtos típicos das práticas jornalísticas, como o jornal e a rádio, são produzidos por estudantes e professores das escolas da rede pública em Teresina. Refletimos sobre a relação entre o fazer jornalístico e a postura das crianças perante a cultura da mídia, questionando ainda se isso afeta ou não o bom exercício da cidadania. O trabalho foi desenvolvimento por meio de leituras bibliográficas, entrevistas, visitas nas escolas e análise documental. Constatou-se que o Mais Educação, programa que promove as atividades de educomunicação na escola, apesar de estar em fase de implantação leva até a escola uma perspectiva diferenciada. As atividades têm assumido um papel de complemento escolar para públicos diferentes: alunos que aprimoram sua produção textual e monitores que utilizam a prática como laboratório técnico.


Palavras-chave:  educomunicação, jornal, rádio, produção jornalística, cidadania