IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA EDUCOMUNICAÇÃO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM TERESINA Jhusyenna Reis de Oliveira (Universidade Estadual do Piauí)
ResumoEste trabalho investigou de que forma produtos típicos das práticas jornalísticas, como o jornal e a rádio, são produzidos por estudantes e professores das escolas da rede pública em Teresina. Refletimos sobre a relação entre o fazer jornalístico e a postura das crianças perante a cultura da mídia, questionando ainda se isso afeta ou não o bom exercício da cidadania. O trabalho foi desenvolvimento por meio de leituras bibliográficas, entrevistas, visitas nas escolas e análise documental. Constatou-se que o Mais Educação, programa que promove as atividades de educomunicação na escola, apesar de estar em fase de implantação leva até a escola uma perspectiva diferenciada. As atividades têm assumido um papel de complemento escolar para públicos diferentes: alunos que aprimoram sua produção textual e monitores que utilizam a prática como laboratório técnico. Palavras-chave: educomunicação, jornal, rádio, produção jornalística, cidadania |