Intercom 2011
ResumoID:DT6-CC.430-1


Área: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

PRODUÇÃO COLETIVA DE SPOTS RADIOFÔNICOS PARA POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA FLORESTAL

Vania Beatriz Vasconcelos de Oliveira (Embrapa Rondonia)

Resumo

A produção coletiva de spots radiofônicos foi a estratégia de comunicação desenvolvida pelo projeto Com.Ciência Florestal, coordenado pela Embrapa Rondônia, com a finalidade de promover a popularização da ciência florestal. Neste trabalho, discutimos, a partir do dialogismo de Bakhtin, o processo de produção dos spots em uma oficina, na qual ocorreu a interação de acadêmicos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade) com pesquisadores de dois projetos cujas, soluções tecnológicas visam o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas. Os alunos reformularam o discurso fonte e produziram 10 spots. Na análise destes, verifica-se que a vulgarização do discurso científico enunciada nos spots apresenta dois argumentos predominantes: dos benefícios econômicos e do bem estar social.


Palavras-chave:  dialogismo, discurso ambiental, divulgação científica, educomunicação