Intercom 2011
ResumoID:DT4-FO.471-1


DT4: DT 4 - GP Fotografia

ENTRE MOHOLY-NAGY, MCCALL E IMAGENS CONTEMPORÂNEAS: A LUZ COMO VETOR DE UMA IMAGEM HÍBRIDA NA PASSAGEM DE UMA ESTÉTICA DA FORMA A UMA ESTÉTICA DO FLUXO

Gabriela Pereira de Freitas (Universidade de Brasília)

Resumo

A partir de uma breve análise sobre as obras de László Moholy-Nagy e Anthony McCall, este artigo busca compreender como ambos artistas trabalham a luz como fio condutor de uma imagem híbrida, realizada nas relações intertextuais entre fotografia, pintura abstrata e design, bem como entre cinema, escultura e design, respectivamente. E como suas obras, em diferentes contextos, o moderno e o pós-moderno, alteraram o papel do observador da obra de arte, que passa a interagir com essa obra, provocando grandes mudanças. Buscamos, ainda, e a partir dessa análise, compreender as transformações sofridas pela imagem híbrida contemporânea feita de luz, vislumbrando os possíveis caminhos que se abrem para o futuro da arte e da estética, bem como da imagem que se torna cada vez mais virtual e imaterial.


Palavras-chave:  artemídia, imagens contemporâneas, estética, luz, hibridismo