Intercom 2011
ResumoID:DT1-GJ.472-1


Área: DT 1 - GP Gêneros Jornalísticos

A INFLUÊNCIA DAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA NA PUBLICAÇÃO DE NOTÍCIAS ON-LINE DA EDITORIA DE ECONOMIA

Luana Cristina de Lima Magalhães (Faculdade Cásper Líbero)

Resumo

O artigo é fruto de uma pesquisa em andamento sobre a produção de notícias on-line no jornalismo econômico, tomando como objeto de estudos a relação entre assessores de imprensa e jornalistas. Levando em conta que os profissionais, nas redações, enfrentam vários desafios - publicar a quase todo momento, contar com um quadro de jornalistas reduzidos, discute-se o uso ipsis literis dos releases, bem como as características do texto on-line, os critérios de noticiabilidade a atuação das assessorias de imprensa e a forma em que alguns releases foram veiculados nos portais de notícias na editoria de economia. Até agora, os resultados parciais apontam que: os jornalistas utilizaram praticamente os releases na íntegra, não entrevistaram as fontes sugeridas e não colocaram crédito para a assessoria de imprensa.


Palavras-chave:  Jornalismo on-line, assessoria de imprensa, release, economia