Intercom 2011
ResumoID:DT8-CT.481-1


Área: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

IMAGINÁRIO TURÍSTICO – “RIO”, O FILME DE UM PAÍS DO FUTEBOL, SAMBA E MALANDRAGEM

Daniel Rezende Campos (Centro Universitário de Belo Horizonte/Universidad); Lourimar de Souza (Universidade FUMEC); Natália Sartorelli (Universidade FUMEC); Tássia Camila Rafaela Caetano dos Santos (Universidade FUMEC)

Resumo

“Rio”, o filme, foi o primeiro grande longa metragem brasileiro de animação 3D lançado mundialmente. Aproveitando-se da sazonalidade pré Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas, o filme poderia ter sido usado como ferramenta imagética para despertar a vontade de turistas a conhecerem a Cidade Maravilhosa, através de seus principais cartões postais, sobre a égide de um enredo romanesco entre duas aves em extinção. Porém, o “Rio” pode trazer em suas subleituras passagens de preconceito, violência, o que poderá depor destruir uma imagem criada sobre a cidade. Do malandro Zé Carioca até Blu, o Rio de Janeiro é o cartão de visitas do Brasil: selva, animais pelas ruas, samba, sexo e contravenções. Será que é assim que deve ser percebida a cidade? Será que vale a pena apresentar o Brasil ainda como a terra da malandragem?


Palavras-chave:  Imaginário turístico, semiótica, cinema, preconceito, comunicação