Intercom 2011
ResumoID:DT4-CI.483-1


DT4: DT 4 - Cinema

INDÚSTRIA CULTURAL E ALIENAÇÃO, ENGAJAMENTO POLÍTICO E CARNAVALIZAÇÃO NA TRILOGIA DELLA VITA, DE PIER PAOLO PASOLINI

Mariana Andrade Gomes (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Este trabalho pretende analisar como o diretor e roteirista Pier Paolo Pasolini, em sua Trilogia della vita (Trilogia da Vida), trabalha e articula os conceitos de intelectual orgânico e nacional-popular na leitura de Antonio Gramsci com os pressupostos de Theodor Adorno de indústria cultural e alienação, bem como a análise da cultura popular cômica presentes na Trilogia pela ótica de Mikhail Bakhtin. Esta Trilogia, composta pelos filmes Il Decameron (1971), I racconti di Canterbury (1972) e Il fiore delle mille e una notte (1974), enaltece a licensiodade e a jocosidade da cultura medieval popular em oposição à sociedade contemporânea, industrializada e reprimida pela moral cristã, e representa a exaltação do corpo, ainda não utilizado como mercadoria pela sociedade consumista.


Palavras-chave:  Política, Cinema, Pasolini, Sexo, Riso