Intercom 2011
ResumoID:DT7-MC.500-1


Área: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

SOCIEDADE INFORMACIONAL: A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO NAS REDES SOCIAIS

Karol Natasha Lourenço Castanheira (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita); Vitor Pachioni Brumatti (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita)

Resumo

Na Sociedade Informacional os meios de comunicação se projetam como extensão do corpo humano e a comunicação mediada pelo computador passa a se incorporar nas práticas sociais. Os processos mediáticos, então, que se formam por meio da internet e das redes sociais configuram uma nova forma de representar do sujeito, nos tempos atuais mais voltados a “perda” da intimidade e uma necessidade de visibilidade e exibicionismo do indivíduo em vários níveis de comunicação e para um maior número de pessoas. O objetivo deste artigo é analisar como se estabelece essa projeção do sujeito na internet e entender, por meio de análise bibliográfica, como este ao inserir-se em um ambiente virtual, busca materializar sua imagem em potência, pautando-se sempre por estímulos que neste caso tem como unidade básica a informação.


Palavras-chave:  sociedade informacional, redes sociais, internet, representação