Intercom 2011
ResumoID:DT8-CT.511-1


Área: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

TURISMO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO SERGIPE

Denio Santos Azevedo (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

Este estudo procura analisar as construções do imaginário do estado de Sergipe e dos sergipanos a partir de práticas discursivas e imagéticas diferenciadas entendidas aqui como formas de comunicação. Pretende-se ainda perceber como estas estão sendo utilizadas na promoção do destino turístico Sergipe. Foram elencadas as imagens e narrativas que identificam ou que foram entendidas como representativas do espaço em variados contextos históricos. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, um levantamento de fontes históricas e análise de representações características das artes visuais sergipana. Ciente de que o imaginário de Sergipe foi e continua a ser construído a partir dos relatos de viajantes, da história, da literatura, das práticas culturais, da memória coletiva e a promoção do destino turístico se apropria destas construções para vender Sergipe enquanto espaço de consumo.


Palavras-chave:  Comunicação, Turismo, Imaginário, Sergipe