Intercom 2011
ResumoID:DT8-SC.517-1


Área: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

CASILLERO DEL DIABLO: UM MISTÉRIO DESVENDADO PELA SEMIÓTICA DE PEIRCE

Andre Luiz Barbosa da Silva (Pontíficia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

A semiótica de Peirce pode ser aplicada como procedimento metodológico para analisar e compreender a potência de significados na semiose entre as marcas e consumidores. Neste sentido, esta pesquisa apresenta como objeto de pesquisa verificar qual a potência de significados gerados por meio da análise semiótica peirceana da marca Casillero del Diablo e identificar se as campanhas publicitárias da marca comunicam de forma congruente essa potência de significados para o consumidor. Como resultado, verificou-se uma forte integração e um intenso jogo de mistérios e segredos proporcionados pela integração entre a marca Casillero del Diablo e suas campanhas publicitárias.


Palavras-chave:  Semiótica, Peirce, Publicidade, Fetiche