Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.523-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

DAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS GLOBAIS AO DISCURSO LOCAL

Rodney de Souza Nascimento (Faculdade Cásper Líbero)

Resumo

As campanhas publicitárias de empresas globais esbarram em barreiras culturais ao tentar transmitir a mesma mensagem para diferentes países. O cuidado e o respeito com o nome das marcas e com a à linguagem utilizada em determinados países devem-se principalmente às características regionais de cada um. Assim, uniformizar a linguagem mundialmente é o grande desafio das grandes corporações e, principalmente, das agências de publicidade. Em muitos casos, a saída encontrada foi pensar globalmente e agir localmente. Para tanto, as empresas, por meio de suas agências de publicidade, passaram a desenvolver campanhas capazes de interagir com essa nova ordem. Esta pesquisa justifica-se a partir da necessidade de conhecer como as campanhas publicitárias vêm conquistando, por meio do alinhamento global de comunicação, mercados de maneira uniforme, com linguagem padronizada em diversos mercados.


Palavras-chave:  Comunicação, Publicidade, Cultura, Globalização, Consumo