Intercom 2011
ResumoID:DT1-TE.537-1


Área: DT 1 – GP Telejornalismo

FERRAMENTAS DIGITAIS PARA EDITORES DE IMAGEM E PRODUTORES DE MÍDIAS SOCIAIS

Ed Porto Bezerra (Universidade Federal da Paraíba); Sheila Mendes Accioly (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

Com o crescente uso das novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente a internet e os dispositivos móveis, as redações de telejornais e as agências de notícias estão passando por transformações profundas que incluem deslocamentos de sentidos e reengenharia. As mudanças continuam e ganham uma dimensão maior com o crescimento tanto do número de usuários da internet, que traz no seu bojo uma maior participação destes na produção e disseminação de conteúdo digital, quanto do número de aparelhos digitais (gadgets) para a produção de vídeos. Analisando os papéis dos novos editores de imagem e produtores de mídias sociais, este artigo discute algumas ferramentas digitais que potencializarão o trabalho destes profissionais, tanto em agências de notícias quanto em redações de televisão.


Palavras-chave:  ferramentas digitais, agência de notícias, TV digital interativa, editor de imagem, produtor de mídias sociais