Intercom 2011
ResumoID:DT1-TJ.538-1


Área: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

A OPINIÃO PÚBLICA E O ASSASSINATO DA EMPRESÁRIA MARCELA MONTENEGRO

Luana Amorim Gomes (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

O presente artigo se propõe a investigar, sob a ótica da análise de conteúdo, a opinião pública expressa por meio de artigos de opinião e cartas publicados nos jornais O Povo e Diário do Nordeste acerca do assassinato da empresária cearense Marcela Montenegro. O artigo busca responder ao seguinte questionamento: como a opinião pública refletida nos artigos de opinião e cartas dos dois jornais de maior publicação na cidade se posicionou com relação a um crime cometido por adolescentes? Para a análise, foi levado em consideração o material publicado a partir do dia nove de março de 2010, um dia após o assassinato, até o final do mês do mesmo ano. Foram feitas abordagens teóricas no que diz respeito ao jornalismo opinativo, enquadramento e opinião pública. Como aparato metodológico, utilizamos a análise de conteúdo.


Palavras-chave:  juventude, enquadramento, opinião pública, maioridade penal